segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Amor platônico

"Amor platônico, na acepção vulgar, é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos heterossexuais de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre homem e mulher.
Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, da qual surgiu a atual idéia grosseira, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude."


***

Acontece que Platão referia-se ao amor que ele sentia por seus discípulos como 'amor platônico'. Assim sendo, poderíamos concluir que, para Platão, esse tipo de amor seria fraternal, sem interesses sexuais.

Mas não é verdade! Platão era gay, e provavelmente tinha interesses sexuais nos meninos, sim. No fim das contas, entendo por 'amor platônico' um amor que se diz puro, provavelmente pela necessidade implícita de prestar contas à sociedade.

Por que estou dizendo isso?
Não sei exatamente, achei que tinha a ver com nosso blog. Postei lá, mas já apaguei.
Certamente, HOJE, não tem mais nada a ver.

Um comentário:

voluntas disse...

a verdade é que platão era gay e, sim, tinha mesmo interesse nos seus meninos. pq, naquela época, a moda era cada um ter seu menino e depois levar para aqueles banquetes, onde se bebia muito vinho e se dava bastante... ô vida boua! haha